terça-feira, 19 de maio de 2015

CRISE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO PAULO

(Produção textual coletiva feita pelos estudantes do 4º Módulo B)
Durante as aulas desse primeiro semestre de 2015, os alunos e alunas do 4º Módulo B estão discutindo a respeito da crise de abastecimento de água em São Paulo. Para direcionar estas discussões utilizamos como base dois textos chamados: “FALTA D’ÁGUA EM CIDADES TEM A VER COM DEVASTAÇÃO DESENFREADA DA AMAZÔNIA” e COLAPSO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NÃO É CULPA DA NATUREZA”. 

No caso do primeiro texto o tema central é o desmatamento da floresta Amazônica que, com menos árvores gera menos umidade na atmosfera e, portanto menos chuvas. Esta umidade produzida na Amazônia é trazida pelas correntes de ar desde as cordilheiras dos Andes, influenciando na formação de chuvas na região sudeste do Brasil, inclusive em São Paulo.
Já no segundo texto, o autor faz uma critica à crise de abastecimento de água ao afirmar que o governo está mais preocupado  com a geração de lucro através da privatização de 40% da SABESP e culpa a natureza para explicar o problema da “falta d’agua”. Pesquisas já previam, há dez anos,  que aconteceria uma crise hídrica  caso não houvesse planejamento e investimento na melhoria da captação e tratamento de água e esgoto das grandes cidades. 

      Após a leitura e interpretação desses textos, realizamos um debate comparando as ideias desenvolvidas por ambos. Formulamos reflexões a partir de perguntas como: Quais medidas poderiam ser tomadas para melhorar e fiscalizar o desmatamento na Amazônia? Qual seria o fator que gera a crise hídrica em São Paulo, o desmatamento ou a falta de planejamento? O que poderíamos fazer para modificar a lógica do “lucro sempre em primeiro lugar”?

Para participar deste debate com críticas e sugestões, acesse os sites: Água para quem?Aliança pela águaRios e RuasExiste água em SPVolume Vivo


20 comentários:

  1. Maria Aparecida 1º módulo20 de maio de 2015 às 10:54

    Essa crise de água não teria acontecido se os governantes não estivesem preocupados com os próprios bolsos, querendo enriquecer cada vez mais, sem dar condições melhores para a população, até mesmo antes desta crise já vir usando a água com sabedoria. Eles deveriam investir na tecnologia para tratar até mesmo a água do mar, para ser água potável, afinal nosso planeta é rodeado por muita água.

    ResponderExcluir
  2. Acho um absurdo uma cidade tão rica como São Paulo enfrentar essa escassez de água onde já estava previsto a tanto tempo e nossos governantes não tomaram nenhuma providência. Hoje temos que enfrentar a falta de água todos os dias, tem muitas famílias que não tem caixa d'água onde tem que esquentar água para tomar banho, temos tantos rios na nossa cidade onde poderiamos usufruir de tudo isso. Fico muito triste quando vejo tanta sujeira nos mesmos rios.

    ResponderExcluir
  3. O governo não fala porque falta água para a população de São Paulo. Na minha casa eu consigo água. Na minha rua tem uma fábrica de linguiça e eles não economizam água porque lavam a rua de mangueira. Eu vejo todos os dias. No dia de eleição eles prometem que a água não vai faltar, mas eles só prometem.

    ResponderExcluir
  4. Água é um bem precioso que jamais poderia faltar na nossa vida. O que está acontecendo é falta de amor pelas pessoas. A falta da água é um descaso das autoridades, mas eu creio que jamais vamos viver sem ela. Devemos acreditar que Deus tudo pode e jamais vamos viver sem água.

    ResponderExcluir
  5. Na falta de chuva nós devemos nos conscientizar por estar faltando água em nossa cidades. Mas o nossos governantes dizem que se preocupam com a população mas não estamos vendo nenhum resultado. Como eles dizem que a água está acabando mas para as empresas não falta água e não tem redução e por isto quando nós fomos votar temos que nos conscientizar para o bem de todos. Estamos sofrendo mas o recurso da água podem acabar e sei que os governantes não estão se preocupando com isso. Se o desmatamento continuar a situação pode piorar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Os governantes são culpados de tudo isso. Só pensam neles. Se os governantes fizessem alguma coisa não faltaria água. Os governantes não estão nem aí para o povo.

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ver a falta d'água é devido a falta de planejamento dos governantes. Em minha casa também falta água onde antes não faltava! Sei que faltaria água em nossa cidade, mas não por agora. O povo mais carente é quem padece. E como sempre os mais pobres e quem mais sofrem.

    ResponderExcluir
  8. Sueli Aparecida Guilherme turma 4°A27 de maio de 2015 às 10:40

    Bom dia! O que eu acho da falta d'água: um absurdo! Pois quem sofre é a população de baixa renda por falta de conhecimentos. Trabalhei numa empresa que a água vai para o esgoto pois não aproveitam a água. Uma mina de água que se vai embora. Quem muito tem não liga pra quem não tem. Funcionários desperdiçam água por que não pagam, mas não pensam que é na sua casa que vai faltar. Na verdade tem muitos povos que não estão nem aí, e os governantes menos ainda.

    ResponderExcluir
  9. A falta da chuva faz diferença para a falta da água. Mas o governantes deveriam ter planejado melhor para não faltar água em São Paulo. Agora quem está sofrendo com a falta da água é a população. Na minha casa mesmo falta água das 13 horas as 6:30hs da manhã. Eu saio para trabalhar não tem água e chego do trabalho já não tem mais água. Está difícil e muito para toda a população.

    ResponderExcluir
  10. Maria Margarete 2º D27 de maio de 2015 às 21:28

    Eu acho que só vai melhorar quando Dilma sair porque falam que ela que está fazendo isso eu acho que só vai acabar quando ela sair aí melhora. Quando ela sair pode ser que possa melhorar. Estou pedindo a Deus que ela saia porque chove mas não tem jeito.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, nossa cidade só vai melhorar quando parar de desperdiçar. É muito ruim abrir a torneira, e não sair água, sabendo que a crise hidrica e por causa dos governantes que não souberam governar nossa cidades. Não tiveram sabedoria pra reutilização da água, e por falta de planejamento. As únicas pessoas que sofrem por causa da falta de água é a população.

    ResponderExcluir
  12. Acho que a culpa não é de ninguém pois temos que respeitar a natureza, pois tudo que usamos depende da natureza. Água vem da chuva, cai nos reservatórios e por isso temos que cuidar bem das coisas para não faltar água não jogando lixo nas ruas, economizando em casa, desligando as torneiras usando o chuveiro menos tempo, se conscientizar que a culpa é de todos. Se não economizar vai faltar água no futuro para nos filhos e netos.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que deveria conscientizar mais as pessoas a economizarem água e também o governo deveria investir mais para que não venha faltar água. E no caso da Amazônia deveria ter fiscalização por parte do governo nas matas para que não devem desmatar a floresta. O governo tem que punir quem desmata a floresta.

    ResponderExcluir
  14. Maria de Fátima Gomes 4ºA10 de agosto de 2015 às 10:54

    Eu acho que os governantes, não estão sabendo administrar direito o problema que é muito grave. E também investir para as pessoas economizarem mais água, se cada um fizer sua parte eu acho que não tinha chegado onde estamos.

    ResponderExcluir
  15. O colapso se deu pela falta de investimento por parte dos governantes, que tinham seus interesses em lucros, com isso usaram a privatização para prevalecer seus interesses.
    A falta de conscientização da população, o desperdício e o desmatamento também tem a sua parcela neste colapso. Agora cabe a nós e os governantes buscarmos a melhor saída e a população economizar e poluir menos. E orarmos para que chova bastante e com isso encha nossos reservatórios.

    ResponderExcluir
  16. Silvanir Gualberto Dourado 4°H12 de agosto de 2015 às 11:01

    Eu acho que não tem culpados. Todos nós temos um pouco de culpa pois não sabemos economizar nossa água e não cuidamos das nossas plantas direito. Nós não cuidamos das nossas ruas, jogamos muito lixo, as pessoas não deveriam derrubar as árvores. Eu acho que em vez de derrubar, nós deveríamos plantar mais árvores e cuidar mais um pouco do nosso país.

    ResponderExcluir
  17. Eu só acho que a gente precisa cuidar mais da natureza, se ela cuida da gente ela precisa de nós, a gente precisa reduzir mais o lixo nas ruas, nós mesmo precisamos manifestar quando eles jogam esgoto nos rios, na água que no futuro nós podemos beber .Então vamos combater a população que está poluindo nosso oxigênio, nós precisamos cuidar mais dos rios. Porque nessa crise no futuro nós não vamos ter água para beber, então vamos economizar mais a água, não esqueça, nós podemos cuidar para que cada um faça o seu e o que é certo!!!...

    ResponderExcluir
  18. Os governantes são culpados sim, por tudo que está acontecendo em São Paulo... Se eles pensassem no próximo e fizessem algo não estaríamos com falta d'agua... Eles não estão nem aí pro povo, eu acho que deveriam conscientizar a economizar água... Pois vejo muitas pessoas ainda desperdiçar água mesmo com essa falta... Se não economizar a água com certeza irá faltar... Hoje, amanhã, e assim por diante. Procurem pensar, VAMOS ECONOMIZAR GENTE! SE DEPENDER DOS GOVERNANTES MORREMOS...

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que podemos ajudar a melhorar essa situação em que estamos vivendo, colaborando com todos vamos conseguir vencer essa crise de água...

    ResponderExcluir
  20. Bom na minha casa falta água todos os dias, pior de tudo é que temos que pagar sem usar, sendo que a SABESP não quer nem saber, então porque não tratar a água do rio Tiête sendo que poderia ser aproveitadas precisando de bom tratamento na verdade temos águas só está faltando saber como a sabesp DEVE FAZER EM RELAÇÃO A ISSO.....

    ResponderExcluir