segunda-feira, 28 de setembro de 2015

E a falta d'água continua...

CRISE HÍDRICA
   Imagine o desespero: querer um copo de água e não ter. Nem mesmo para matar sua sede!
   Com o esvaziamento dos reservatórios e a falta de chuva, São Paulo se afogou na maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Mesmo se chover e a população compreender a necessidade urgente de uma redução drástica no consumo de água, ainda será preciso haver um plano de gestão mais eficiente. 


   A recuperação do nível do sistema Cantareira, pode levar até 10 anos. Enquanto isso, a população vai continuar a crescer e em algumas décadas, pode ser que nem os reservatórios atuais deem conta do recado. Mas a falta de água pode ser minimizada através da mobilização social ou organização comunitária, com soluções inovadoras e de baixo custo. 


   Acompanhe a seguir trechos selecionados das entrevistas feitas por estudantes do 4º módulo do CIEJA Ermelino Matarazzo. Nestas entrevistas os estudantes conversaram com a população de Ermelino Matarazzo para ver o que pensam a respeito da crise hídrica e o que tem feito para economizar água. 


   Você acha que o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin tem responsabilidade na crise da água?
   Jucilene da Conceição (moradora de Ermelino Matarazzo): Sim, porque ele já sabia bem antes que isso poderia acontecer no futuro e nada fez.
   O que o governo e a SABESP tem feito para resolver o problema de abastecimento de água em São Paulo?
  Cleiton Roberto (morador de Ermelino Matarazzo): A SABESP ofereceu descontos de até 30% na conta para quem economizasse água em São Paulo, também investe em obras para captação de volume morto das reservas.
    Valdecir Batista (morador de Ermelino Matarazzo): Infelizmente o governo e a Sabesp pouco fazem para resolver o problema referente à crise da água, estão sempre transferindo a responsabilidade à população. 


   Conversamos também com a vice-presidente do conselho municipal do meio ambiente (CADES), da subprefeitura de Ermelino Matarazzo, Eliana Aparecida de Paulo: Em sua opinião, o que é possível fazer em curto prazo para amenizar essa crise?
   Eliana de Paulo: Nesse momento, é muito importante criar ações visando a relevante redução do consumo de água, a eliminação de toda e qualquer perda nas redes de abastecimento, investimento em fontes alternativas subterrâneas e de captação da chuva e sistema de reuso.

Diante desse cenário preocupante não podemos ficar de braços cruzados esperando São Pedro operar milagres. Podemos mudar hábitos e tomar algumas atitudes para enfrentar o problema. E você? O que sugere? Vamos navegar em algumas páginas interessantes sobre o tema: Volume Vivo - A Água de Dentro - Episódio 2 ; Sempre Sustentavel. E não deixe de prestigiar nosso aluno poeta André Luis do 4º módulo.

 

23 comentários:

  1. Roseli Maria Silva de Souza 2º5 de outubro de 2015 às 09:11

    Eu utilizo a água da máquina para lavar o quintal, o banheiro e as escadas da minha casa e não lavo roupa toda dia para economizar água. No banho tem que ser rápido.

    ResponderExcluir
  2. Margarida Maria da Silva 2º5 de outubro de 2015 às 09:29

    Se não chover bastante para encher as represas nos próximos anos vai faltar água para nós se todos nós não comerçarmos ecomizar. Cada gota conta. Demore menos tempo no banho não lave quintal com a mangeira, juntem água da máquina para lavar o quintal e a calçada.

    ResponderExcluir
  3. Adenilce Gonçalves dos Santos 3º B6 de outubro de 2015 às 11:44

    Eu acho que vai demorar para normalizar a falta de água, pois está sendo muito difícil chegar no nível, a chuva está cada vez mais escassa. A quantidade de água que a chuva oferece não é suficiente para tranquilizar as populações. As pessoas devem continuar a economizar para que melhore a falta de água. Todos nós precisamos reconhecer que a crise não está sendo fácil.

    ResponderExcluir
  4. Claudionor Fernandes Bidu 4º módulo6 de outubro de 2015 às 11:46

    A minha filha comprou um tambor para captar a água da máquina para dar descarga no banheiro.

    ResponderExcluir
  5. Maria Catharina Antonia 1º módulo6 de outubro de 2015 às 11:50

    Uso o que preciso para o meu consumo de todos os dias. Evito desperdiçar com essa falta de água lavando as roupas de uma só vez.

    ResponderExcluir
  6. Maria de Fatima Gomes de Carvalho Ramos 4º módulo6 de outubro de 2015 às 11:52

    Bom, gostaria muito que acabasse logo esse problema de falta d'água. É muito díficil mas em casa tenho uma máquina de lavar louça e a água que sai da máquina eu ainda uso pra lavar as panelas e algumas peças que não vão pra máquina, e também quando vou lavar roupas lavo as roupas brancas primeiro e no último enxague eu aproveito pra lavar as coloridas, e meu marido fez uma adaptação pra pegar a água da chuva. Com ela lavo o quintal e dá até pra dar uma lavada no carro. E assim vamos economizando água pra ver se em breve essa falta de água acabe.

    ResponderExcluir
  7. Jucielle Batista Lopes dos Santos Reis 4ºG21 de outubro de 2015 às 09:07

    Em casa eu e minhas filhas quando vamos lavar roupa, nós costumamos armazenar a água de enxague para reutilizar, pra lavar o banheiro, limpar a casa em geral.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Alves de Sousa 4°L22 de outubro de 2015 às 21:37

    Na minha casa minha mãe reutiliza a água da máquina de lavar para limpar o quintal e o banheiro, reduzimos também o tempo de banho. Eu planejo futuramente captar a água da chuva para poder e fazer limpeza em geral.

    ResponderExcluir
  9. Silvana Maria Venceslau 4ºa23 de outubro de 2015 às 10:56

    Bom, na minha casa ultilizamos a água da máquina de lavar para lavar o quintal. E para lavar a louça eu ultilizava a torneira aberta, desperdiçava muita água. Hoje em dia utilizo a torneira só na hora do enxague mesmo. Ultilizamos também baldes e galões de água para reservar. E assim que eu faço a limpeza da casa e as demais coisas. Vamos continuar economizando até que esse problema seja solucionado.

    ResponderExcluir
  10. Na minha casa a gente utiliza água da máquina de lavar para limpar a casa, água do banho para dar descarga.

    ResponderExcluir
  11. Minha Esposa Utiliza agua da maquina de lavar pra limpar a casa e os de mais! menos pros alimentos que ela guarda agua nas garrafas agua limpa e boa pra beber!

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe já reaproveita a água da máquina de lavar roupa, minha mãe comprou tambor para armazena água.

    ResponderExcluir
  13. Bom na minha casa minha mãe tem muito cuidado com o desperdício de água, ela usa bastante água da máquina de lavar roupa para economizar com a água limpa e também usa baldes para lavar o quintal de casa, e também para dar descarga no banheiro. Quando está chovendo ela coloca os baldes prá fora para reutilizar a água da chuva usada para lavar o carro, quando sobra água ela reutiliza para fazer as demais tarefas em casa...

    ResponderExcluir
  14. Na minha casa minha mãe usa a agua da maquina duas vezes, para duas lavagens se a agua não estiver muito suja, e depois ela lava o quintal com a mesma agua. E os banhos sempre rápidos para economizar. Quanto mais economizarmos, melhor para nos mesmos

    ResponderExcluir
  15. Gabriel pereira 4 º M28 de outubro de 2015 às 21:05

    Bom, na minha casa compramos um tambor para captar a água da máquina de lavar. Para podermos lavar o quintal e a calçada.

    ResponderExcluir
  16. Amanda Enrique de Oliveira 4ºM28 de outubro de 2015 às 21:05

    Bom, eu faço lá em casa, encho a máquina de lavar roupa pra lavar o quintal, pra lavar banheiro e também quando tomamos banho enchemos um balde para dar descargas.

    ResponderExcluir
  17. Na minha casa ninguém economiza. Todo mundo só gasta, gasta e gasta. Eu queria e sinto vontade de economizar, mas eu sozinha não adianta de nada.
    Eu penso assim não sou eu quem pago a conta mesmo, entao que gaste!!! kkk Mas agora falando serio eu acho errado não economizar a água e sou a favor da economia não so de água, mas também da luz. Água no nosso país é so mais um problema como a fome, a falta de abrigos, pessoas passando frio e sem atendimento nos hospitais o povo brasileiro é o que mais sofre e o que paga mais caro por tudo isso.

    ResponderExcluir
  18. Thiago Robsom Pereira da Silva 4Q5 de novembro de 2015 às 20:23

    Bom a água no nosso país é um problema como a fome e a falta de abrigos para pessoas.

    ResponderExcluir
  19. Albertina Rodrigues 1º5 de novembro de 2015 às 20:31

    Eu pego água 6 horas da manhã e lavo roupas no final de semana. Limpo a minha casa com pouca água e economizo muito.

    ResponderExcluir
  20. Eu estou guardando a água da máquina para o uso doméstico, como eu uso para lavar o quintal jogo no vaso e limpo o chão de casa.

    ResponderExcluir
  21. Alef Felipe Meira 3ºj11 de novembro de 2015 às 21:09

    Para economizar água na minha casa eu tomo banhos rápidos e evito deixar a torneira da pia aberta enquanto escovo os dentes. Eu gostaria de fazer um sistema para armazenar e filtrar toda água da chuva.

    ResponderExcluir
  22. Eu utilizo a água da máquina de lavar para limpar o quintal e estou projetando um reservatório com galões de pvc para coletar água das chuvas.

    ResponderExcluir
  23. Podemos cooperar bastante para evitar essa falta de água que vem atigindo muitas pessoas.
    Ex: captar a água da chuva que tem como utilidade para jogar nas plantas, lavar o chão, lavar a roupa..
    Tomar banhos mais rápidos, verificar sempre na casa se não tem nenhum vazamento..
    Dar um toque pra alguém ou para um vizinho para economizar. Muitos tem o pesamento egoísta achando porque está pagando a conta não tem que economizar.
    Hoje talvez você não esteja sofrendo muito mas amanhã nossos filhos poderão sofrer muito mais.
    Vamos usar com consciência.

    ResponderExcluir