No dia 25/04 aconteceu no
Parque Dom Paulo Evaristo Arns (Chácara Matarazzo) o início das atividades do
Centro de Memória e Pesquisa de Ermelino Matarazzo. O CIEJA estava lá. Assim
como alunos e educadores da ACDEM e moradores do bairro.
![]() |
Lançamento da placa do Centro de Memória e Pesquisa |
Os professores Danilo e
Francisco promoveram uma conversa, estimulando a reflexão da história do
bairro, sua ocupação desde a época da colonização até os dias atuais e a
importância da cultura indígena e toda sua riqueza na região e em toda cidade.
Houve também uma exposição de fotografias históricas, objetos antigos,
esculturas e pinturas de artistas locais.
O objetivo do Centro de Memória e Pesquisa no bairro de Ermelino é promover o conhecimento e reflexão sobre a
origem e desenvolvimento da região, reconhecer a importância da cultura
indígena presente até os dias de hoje, e conhecer as memórias locais para
construir um presente mais justo e um futuro melhor para todos.
A partir do momento que
conhecemos nossa história passamos a valorizá-la ainda mais. Vamos relembrar,
conhecer, viver e construir Ermelino melhor! Juntos!!
Acho muito legal essas paletras que fazem. É bom relembrar as origens antigas. Muita gente não sabe de muitas coisas antigas que são super legais saber, ainda mais sobre as povos indigenas que são pessoas muito importantes.
ResponderExcluirEu acho muito legal para os finais de semana e feriados.
ResponderExcluirEu acho muito importante conhecer a cultura indígena, assim como todas as outras culturas. É
ResponderExcluirmuito bom adquirir conhecimentos faz parte da educação.
Eu acho importante para comunidade falar sobre a nossa cultura. Para que não fique no esquecimemto a cultura do nosso Brasil. Os índios têm uma cultura muito bonita e faz parte do nosso país e da educação.
ResponderExcluirEu também acho muito importante a divulgação dessas culturas para conhecer melhor o nosso bairro aqui de Ermelino Matarazzo.
ResponderExcluirÉ sim. Muito importante a divulgação sobre diversos acontecimentos nas escolas, principalmente porque assim aprendemos outras culturas como a dos índios, dos povos africanos e muitas outras colaboraram com a colonização do Brasil.
ResponderExcluirFESTA JUNINA também é cultura. Não podemos esquecer.
Eu acho que a cultura dos índios é muito importante para a cultura do Brasil e para o mundo inteiro. Os outros países acabaram com os índios, principalmente os Estados Unidos da America acabaram com os índios e a floresta daquele país e depois ficam falando dos outros países. Eles não cuidam de si. Com que autoridade podem falar dos outros países?
ResponderExcluirEU NÃO MORO AQUI EM ERMELINO MAS CONHEÇO A REGIÃO E ACHO QUE TUDO QUE É PARA O BEM DA EDUCAÇÃO E DA NOSSA CULTURA É IMPORTANTE NÃO SÓ PARA NÓS MAS PARA TODOS AQUELES QUE CULTIVAM A EDUCAÇAO EM TODO BRASIL.
ResponderExcluirAcho que tudo que faz nos lembrar nossas origens é muito importante. Nos dias de hoje os jovens não se interessam muito com isso, estão se perdendo.
ResponderExcluirBom dia, infelizmente eu não pude estar neste dia, estive num compromisso de saúde. Mas agora vendo no blog pude observar como foi legal, e os colegas de sala também haviam comentado que foi legal. Mas tudo bem, sei que terei oportunidades para estar indo conhecer e por conhecidência hoje cedo estava no ponto esperando o ônibus para vir à escola e encontrei o professor de informática, então me convidei para vir com ele na caminhada até a escola e assim fizemos. Foi uma conversa muito boa e aí que reparei que Ermelino Matarazzo é muito legal, tem muitas atividades e muita cultura. Até comentei que no bairro onde moro não tem quase nada disso, agora que estão começando fazer algumas coisas. Mas deixo aqui meus parabéns para o bairro Ermelino Matarazzo com toda sua criatividade. Me orgulho de fazer parte do CIEJA. Ah deixo aqui também meus parabéns a todos profissionais do CIEJA por serem muitos prestativos e muito amorosos com todos nós alunos. Muito obrigado.
ResponderExcluirEu fui a chácara Ermelino Matarazzo, para conhecer mais um pouco da cultura indígena e adorei. Devemos sim valorizar muito os índios, eles são muito sábios, a primeira qualidade deles é a cura através das plantas, outra é o artesanato. Bem, eu admiro muito os índios. Ermelino Matarazzo está de parabéns, o bairro está crescendo, as melhorias vêm chegando e a população agradece. Obrigada por tudo.
ResponderExcluirIsso é para o bem da educação. Porque? A história dos índios é muito importante para nós, essa história que os europeus descobriram o Brasil é uma baita de uma mentira, porque antes de chegarem os índios já ocupavam as terras brasileiras e quando os europeus chegaram eles tomaram suas terras e os escravizaram.
ResponderExcluirNa minha opinião, deveria haver mais divulgação por parte das Sociedades Amigos do Bairro à respeito do Centro de Pesquisa e Memória de nosso Bairro, pois muitas pessoas nem sabem da existência deste Parque.
ResponderExcluir