quinta-feira, 8 de novembro de 2018

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

NO DIA 11/09 NOSSA ESCOLA RECEBEU IVO HERZOG, FILHO DO JORNALISTA WLADIMIR HERZOG, QUE NO ANO DE 1975 FOI ASSASSINADO POR AGENTES DO REGIME MILITAR, PELO SIMPLES FATO DE SER CONSIDERADO PERIGOSO PARA O GOVERNO DA ÉPOCA OU POR QUESTIONAR O REGIME QUE NÃO ERA LEGÍTIMO E NÃO APRESENTAVA CRITÉRIOS E TRANSPARÊNCIA SUFICIENTE PARA GOVERNAR O PAÍS. 
IVO REALIZOU UMA PALESTRA MUITO IMPORTANTE, UM VERDADEIRO BATE PAPO COM OS ALUNOS, EXPLICANDO A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS EM NOSSA SOCIEDADE, COMBATENDO MEIOS VIOLENTOS E CRIMINOSOS UTILIZADOS POR GOVERNOS MILITARES, CONSCIENTIZANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE A POPULAÇÃO CONHECER NOSSO PASSADO RECENTE, EVITANDO QUE ATROCIDADES POSSAM RETORNAR PARA PUNIR A POPULAÇÃO NOVAMENTE.
       CONHECER A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS É UMA TAREFA ESSENCIAL PARA VALORIZAR A VIDA, AS LIBERDADES E A DIGNIDADE HUMANA.
Ivo Herzog


NA MESMA SEMANA, OS ALUNOS DO 3º E 4º MÓDULOS REALIZARAM UMA ATIVIDADE SIMPLES, PORÉM IMPORTANTE, PARA ESTIMULAR A REFLEXÃO E A DISCUSSÃO SOBRE NOSSOS DIREITOS. 
Alunos e professores do CIEJA
QUAL TRATAMENTOS DEVEMOS DESTINAR A UMA PESSOA? SEJA ELA FAMILIAR, AMIGA OU MERAMENTE DESCONHECIDA. COMO PODEMOS TRATAR UMA PESSOA? E O QUE NÃO PODEMOS FAZER DE MANEIRA NENHUMA?










28 comentários:

  1. Waldemar Vieira de Lima 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:29

    Eu achei um horror que ele passou com o pai dele.

    ResponderExcluir
  2. Alice Jose Lozano Martins 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:32

    Eu achei muito forte por que ele ficou sem o pai quando tinha 9 anos.

    ResponderExcluir
  3. José Paulo de Araújo 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:34

    Eu gostei da conversa do Ivo Herzog. Achei que ele tem muita coragem pra contar o que aconteceu com seu pai depois de uma morte muito triste. Eu não teria coragem de dar uma palestra como essa. É muita emoção só pra quem tem peito pra conversar sobre esse acontecimento. É muito dramático para mim e muito chocante. Imagina pra família como é uma situação dessa. Na minha opinião devemos respeitar os direitos de todos porque somos todos iguais, não tem diferencia de um pra outros.

    ResponderExcluir
  4. Maria Aparecida da Silva 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:36

    Eu achei uma conversa interessante, proveitosa, em que fiquei sabendo um pouco dessa história absurda e desumana. Isso me deixou muito triste, porque o ser humano é nojento no meu pensar. Nunca deveria ter acontecido essas coisas. O direito de pensamento deveria ser livre pra todos. É muito triste a pessoa ter a coragem de pegar outra pessoa torturar, matar, é um ser desprezível. Espero um dia em Deus que todas as maldades do mundo terminem.

    ResponderExcluir
  5. Maria José Firmino Barbosa Santos 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:40

    Eu acredito que na época as leis eram muito difíceis para a classe trabalhadora. A luta era grande para nós. Na nossa opinião em qualquer assunto, fosse político ou não, muita gente sofreu. Até Dilma, ex-presidente foi presa na época da ditadura.

    ResponderExcluir
  6. Valdelice Gomes da Silva 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:42

    Ele foi assassinado por mostrar a verdade. Porque não podia vir à tona. A população era pra ficar calada, de boca fechada.

    ResponderExcluir
  7. Wagno Barbosa Moura 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:44

    Bem, com respeito desse fato que aconteceu há muito tempo as pessoas não têm as informações corretas, até os dias de hoje. Porém os nossos meios de comunicação deixam muito a desejar. Eu gostaria de ter mais informações.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei muito importante a palestra que tivemos com o Ivo. Saber o que ocorria na época da ditadura com as pessoas que lutavam pelo direito de expressão. Poder saber que pessoas inocentes perderam a vida para que hoje nós pudéssemos ter o direito de poder se manifestar e ter a liberdade de expressão. De poder lutar por nossas ideias, objetivos e sonhos. Poder votar com clareza, sabendo quem são nossos candidatos na política. Acho que devemos valorizar e lutar mais por nossos direitos, que por falta de conhecimento deixamos passar a oportunidade de fazer vale a pena. Tudo o que aqueles homens sofreram para que hoje nos tivéssemos esses direitos. Que o sofrimento daquele homens e mulheres não venha ser em vão. Que por eles vamos lutar para terminar aquilo que eles começaram.

    ResponderExcluir
  9. Creuza Ferreira de Oliveira 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:49

    Eu achei muito interessante ele falar do que aconteceu, na época, para que isso não venha mais acontecer. As pessoas que não sabiam como eu mesma não sabia.
    Nós temos que observar em quem votar, para que os políticos venham respeitar os nossos direitos, não venham ter tantas violências e falta de respeito com o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. FRANCINETE SILVA ROMANO 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:51

    As pessoas têm direto de falar o que tá certo.

    ResponderExcluir
  11. Francisca das Chagas de Sousa Oliveira Silva 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:53

    Eu não prestei atenção, mas foi legal. Ele falou como podemos tratar as pessoas, podemos tratar muito bem. Ele falou da morte do pai dele.

    ResponderExcluir
  12. Francisco Evangelista dos Santos 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:56

    Eu achei a palestra muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Meiriane Teodoro Pereira 3º ABC8 de novembro de 2018 às 15:59

    Foi bom saber que na ditadura ninguém tinha a liberdade de expressar suas ideias.

    ResponderExcluir
  14. Maria da Conceição da Silva 3º ABC22 de novembro de 2018 às 15:37

    Eu acho que o ser humano tem muita coisa a mudar a respeito de todos seres humanos, começando a ver com outros olhos, tratando melhor porque o que você não quer que fazem com você, não deseja ao outro.

    ResponderExcluir
  15. Maria da Conceição Rocha de Oliveira º ABC22 de novembro de 2018 às 15:42

    Não podemos humilhar os outros. Temos que respeitar a opinião de cada um.

    ResponderExcluir
  16. MARIA SUELI DOS REIS CALIXTO 3º ABC22 de novembro de 2018 às 15:45

    Eu gostei muito da palestra dele, ao mesmo tempo fiquei triste por quer o pai dele foi assassinado pela morte cruel. Por isso precisamos de muito respeito um com o outro. As pessoas têm direto de falar o que está certo. Precisamos de muita compreensão.

    ResponderExcluir
  17. Selma Correa de Lima Santos 3º ABC22 de novembro de 2018 às 15:46

    Nós devemos em primeiro lugar respeitar as pessoas. Para termos um mundo melhor devemos fazer a nossa parte em tudo. Sempre lutar, nunca desistir.

    ResponderExcluir
  18. Antonio José da Silva 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:11

    Na minha opinião foi muito bom que na verdade foi um acontecimento que nós não sabíamos que esse jornalista foi morto dessa forma tão cruel.

    ResponderExcluir
  19. Barbara Lima Santos 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:13

    Temos que fazer nossas escolhas para um país melhor. Nós temos que lutar por ele, então vamos fazer as escolhas certas. Ver o que é melhor, colocar a mão na consciência e fazer a votação certa. Ver quem está no nosso lado, as pessoas que fazem o melhor, ajudar, ter respeito ao próximo.
    O jornalista Wladimir Herzog foi assassinado! Merece justiça!

    ResponderExcluir
  20. Debora Cristina dos Santos 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:14

    Foi uma covardia e falta de respeito com todos familiares e injustiça também. Acho que tem que ter liberdade de expressão com a população, com todos os Brasileiros e com o ser humano. O povo é capaz de lutar para um mundo melhor. Eles não desistem fácil e lutaremos até o fim dos tempos por que a voz do povo é a voz de Deus.

    ResponderExcluir
  21. Denilson G. de Oliveira 4º ABC29 de novembro de 2018 às 16:16

    Esse mundo que nós vivemos quem tem mais dinheiro e poder é o rei, quem não tem é humilhado, um zé ninguém. Muitos gostam de fazer muitas pessoas que passam necessidade de escravo pra ganhar mixaria. Por isso esse mundo que estamos vivendo sofre bastante. Muitos bandidos, muitas pessoas morrendo, preconceito, racismo. Se nosso mundo fosse todo unido, um ajudando o outro não ia estar que nem agora. Jack nas ruas, ladrões roubando trabalhadores indo trabalhar de madrugada... Nosso mundo tá perdido. Uns só por que tem muito dinheiro xinga as mulheres de vagabunda, otária, ai tá no hospital esses caras estão querendo acabar com nosso mundo. Ainda quer liberar armas pras pessoas de bem acabar com sua vida. Muitas pessoas de bem vão morrer. Outro quer tirar saidinha de presos. Muitos são safados, mais muitos estão ali mais por que eles querem uma folga. Pessoas de bem, trabalhadores morrendo aí por policiais e ainda só é afastado do trabalho, nem preso vai. Já um morador só porque não tem nada já vai preso, nem tem essa de fiança. Enquanto não tiver uma pessoa de bem esse mundão vai piorar! Queremos uma pessoa que fala e faz não que só fala! O povo quer uma pessoa pra representar nosso país com atitude e dignidade.

    ResponderExcluir
  22. Francisco Tavares de Sousa 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:18

    Covardia! As pessoas têm de falar o que querem. Conversamos sobre temas como direitos.

    ResponderExcluir
  23. Inalda Neves Costa 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:21

    Achei bom os alunos terem tido essa palestra na escola para os alunos terem uma decisão na hora de votar e escolher um candidato certo pelo qual melhore nosso país. Que nos já estamos cansados de um país de corrupção.

    ResponderExcluir
  24. Janecléa dos Santos Silva 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:26

    Eu acho assim, que muitos morreram nas épocas atrás para que nós hoje podermos se expressar melhor, ter liberdade de expressão. Era uma época muito violenta, comandada pela ditadura. Hoje as pessoas têm mais liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  25. LIDIA TIAGO SANTANA GUIMARÃES 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:28

    Achei muito importante para que nós alunos tenhamos uma decisão na hora de escolher nossos candidatos nas eleições em nosso país. Que não queremos mais um país de corrupção, de roubalheiras, um país justo para que todos possamos expressar nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  26. Lucia Ivone Damasceno Boa Sorte Gomes 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:32

    Ele falou da violência. Não podia falar nada.

    ResponderExcluir
  27. Pamela Navasconi 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:36

    Acho que o tempo de antes erra ruim porque nós não tínhamos liberdade que temos hoje para dar nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  28. Rafael Sandoval 3º DEF29 de novembro de 2018 às 16:44

    Eu, na minha opinião, que fizeram com ele ninguém pode ter esse direito.

    ResponderExcluir