segunda-feira, 30 de maio de 2016

Exposição "Retrato Popular" no SESC Belenzinho

PROJETO "RETRATO POPULAR"
 

     Os alunos do  5º e 6º  turnos puderam prestigiar a exposição  realizada no Sesc Belenzinho no dia 24 de maio onde foi apresentado o projeto "Retrato Popular" numa releitura atualizada,  mesclando a preservação da arte e tradição a este novo momento da fotografia.
     Reune-se  uma fotografia instantânea e ambulante, testemunho de um tempo em que não se havia muitas técnicas e a limitação de recursos exigiam muito da capacidade inventiva do fotógrafo.
    O projeto foi criado em Fortaleza  em 2005 dando visibilidade a uma fotografia expressiva e ainda presente nas praças de romaria cearense, a Canindé de São Francisco e a Juazeiro do Norte, do Padre Cícero. Observa-se uma fotografia que desaparecia e se reinventada  como  o monóculo, o lambe-lambe e o retrato pintado ou fotopintura.

"Eu adorei a exposição, pois vimos um pouco da cultura de lá que é bem forte."Por Ana Costa 3º G
Animal utilizado para fotografia

 
"Achei interessante as montagens que realizaram em algumas  fotos. Lembrei de meus pais com aquelas imagens."
Por André 3º F




"     Eu gostei da exposição porque nos deram muita atenção e aprendemos muito. Nos divimos em grupos e havia um monitor para cada grupo. Eles explicavam cada setor que visitávamos. Olhando as fotos lembro de quando eu morava no Piauí.Um retrato nordestino interessante."
Por Wellington 3º H

 

"   Eu indico  essa linda exposição para apreciar a cultura nordestina e  como era a fotografia.  Os ambientes reproduzidos lembram muito  a casa da minha avó."
Por Pedro 3 º H





Sala dos Milagres



"   Havia foto na Sala dos milagre de  pessoas que iam pagar promessa  a Padre Cícero.
     Eu lembrei  da minha mãe, quando eu era pequeno eu tinha bronquite e ela fez uma promessa para Padre Cícero e  que quando eu melhorasse eu deveria ir até Juazeiro do Norte vestido com uma capa e lá a deixaria".
Por Rosinaldo 3º F


Charrete utilizada para fotografia


Máquina lambe-lambe



Para quem ainda não foi visitar o trabalho vai até  a 31 de julho de 2016.
Os alunos adoraram pois muitos lembraram de suas terras de origem e da cultura local. Além de relembrar e conhecer um pouco mais das técnicas de fotografia antigas e comparar com o acesso à tecnologia que temos hoje.  
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário