quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Apresentação no evento a voz do aluno – Centro Brasileiro Britânico da Cultura Inglesa

        Por Rita Beatriz da Silva Lopes, estudante do 4ºH
        Dia 29 de novembro, nos encontramos no metrô Patriarca (eu, a Margarida, o Manoel e as professoras Denise e Tania) e fomos para a EMEF Visconde de Cairu, a convite da professora Lucineide. Lá já tinha uma van nos esperando, juntamente com os professores e alunos desta escola que também iriam apresentar trabalhos no Centro Brasileiro Britânico.
Quando chegamos lá fomos muito bem recebidos. Serviram um ótimo café da manhã. Tivemos o prazer de ver várias exposições com trabalhos feitos por crianças e adultos, em língua inglesa. Depois começaram as apresentações no auditório, principalmente com crianças e adolescentes. Amei tudo, foi muito lindo!
A nossa apresentação foi à quarta, cantamos work songs (canções de trabalho entoadas por escravos e presidiários afro americanos). E, particularmente, me senti uma atriz! O momento da apresentação foi emocionante. Foi um pedaço muito importante na minha vida. Fomos aplaudidos de pé, nos parabenizaram e tivemos o prazer de sermos elogiados pela professora idealizadora do evento.
Após as apresentações tivemos um maravilhoso almoço com direito à sobremesa. Aí chegou o momento de irmos embora. Na volta a festa ainda continuou, pois com a gente na van tinha um professor que tocava violão. E foi legal, porque viemos todos cantando e muito!
Foi uma manhã de sábado muito, mas muito maravilhosa! Ficamos muito felizes. Em nome de todos estudantes do 4º H, quero agradecer de coração e confirmar que toparemos participar de outros eventos. Muito obrigada professoras Denise e Tania e ao CIEJA Ermelino Matarazzo que nos proporcionaram tudo isso.


domingo, 16 de novembro de 2014

O folclore e seus contos

    O Brasil é um país muito extenso. Possui uma grande população que apresenta muitas diferenças. Não existe apenas uma forma de mostrar a cultura, as histórias, as lendas e os hábitos de povos tão ricos e distintos. Através do folclore podemos conhecer, valorizar e divulgar as histórias e personagens que habitam o imaginário do povo brasileiro.
    Um desses personagens é a temida mula sem cabeça, que costuma assombrar as noites desse mundão. Sobre orientação da professora Denise de Linguagens e Códigos o aluno Jurandir Sancho de Oliveira do 3º módulo G escreveu um conto sobre esse personagem do nosso rico folclore.

A História que o povo conta
Era uma noite de lua, estava chovendo muito, relâmpagos e trovões daqueles ensurdecedores.
Eu estava sozinho naquela estrada, que dava muito medo, porque o povo daquela cidadezinha pacata dizia que ali tinha uma mula sem cabeça, que botava muito medo nas pessoas.
Mas eu, como todo homem quis provar minha coragem e passar justamente por aquela estradinha macabra de levantar os cabelos da careca, porque o cabelo eu já não tinha, mas o medo é tanto que faz acontecer coisas estranhas em nosso corpo, por exemplo: suar, tremer as pernas, o coração batendo mais forte, a voz mais trêmula e não saber se fica ou corre.
Aí então, eu fui andando, quando de repente, quem aparece? Ela! Aquela coisa feia. Pulando, soltando fogo pela cabeça, batendo o seu corpo contra a cerca, eu fiquei com muito medo, saí numa disparada, que até o meu calcanhar batia na nuca. Nunca mais eu passei por aquela estrada em noites de lua cheia, nos dias de quarta feira de cinzas.
Jurandir Sancho de Oliveira do 3º G


E você? Conhece algum conto do nosso folclore? Aproveite e compartilhe conosco!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Visita ao Lar Vicentino

        O CIEJA Ermelino Matarazzo realizou uma visita mais que especial nessa quinta-feira (11/09). Alunos e professores foram ao Centro de Promoção Humana Lar Vicentino com o objetivo de compartilhar alegria e carinho aos moradores dessa grande e acolhedora casa.

Através de música, poesia, brincadeiras, bingo e muito bate papo foi possível conhecer um pouco de seu importante trabalho. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1972 por um grupo de Vicentinos preocupados com famílias carentes e idosos abandonados, prestando assistência a essas pessoas e oferecendo aconchego, carinho e uma vida digna. Não é a toa que toda comunidade de Ermelino Matarazzo e região acolheu esse centro e suas atividades.
Se você ainda não conhece, faça uma visita! Se já teve o prazer de conhecer aproveite para visitar novamente e compartilhar momentos e experiências com aqueles que mais precisam.

Centro de Promoção Humana Lar Vicentino
Rua Ovídeo Lopes, 253 – Parque Boturussu
Ermelino Matarazzo, São Paulo
Tel: (11) 25465682



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Centro de Memória e Pesquisa de Ermelino Matarazzo

 No dia 25/04 aconteceu no Parque Dom Paulo Evaristo Arns (Chácara Matarazzo) o início das atividades do Centro de Memória e Pesquisa de Ermelino Matarazzo. O CIEJA estava lá. Assim como alunos e educadores da ACDEM e moradores do bairro.
Lançamento da placa do Centro de Memória e Pesquisa

Os professores Danilo e Francisco promoveram uma conversa, estimulando a reflexão da história do bairro, sua ocupação desde a época da colonização até os dias atuais e a importância da cultura indígena e toda sua riqueza na região e em toda cidade. Houve também uma exposição de fotografias históricas, objetos antigos, esculturas e pinturas de artistas locais.
O objetivo do Centro de Memória e Pesquisa no bairro de Ermelino é promover o conhecimento e reflexão sobre a origem e desenvolvimento da região, reconhecer a importância da cultura indígena presente até os dias de hoje, e conhecer as memórias locais para construir um presente mais justo e um futuro melhor para todos.

A partir do momento que conhecemos nossa história passamos a valorizá-la ainda mais. Vamos relembrar, conhecer, viver e construir Ermelino melhor! Juntos!!


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Compartilhando cidadania

     

        Esse cartaz aí em cima quer dizer muito. Está acontecendo um verdadeiro movimento no bairro de Ermelino Matarazzo. Movimento de solidariedade e cooperação começando pelo emprego.
Você que procura o primeiro emprego e não tem qualificação!!
Você que tem qualificação e não está satisfeito no emprego atual!!
E por que não receber uma remuneração maior e trabalhar menos?? Ter mais tempo para aproveitar a família, os amigos, estudando, desfrutando de lazer, praticando atividades físicas… Isso se chama qualidade de vida.
O Movimento Trabalho e Emprego tem essa proposta. Conta com voluntários da comunidade para orientar, ajudar e encaminhar os interessados em buscar novas oportunidades profissionais. Assim surgiu a iniciativa de formar uma rede com os moradores e empresas da região para oferecer oportunidades de emprego, cursos, qualificação profissional, etc. As reuniões acontecem às segundas feiras pela manhã no Parque Municipal Dom Paulo Evaristo Arns (Chácara Matarazzo).  O CIEJA entrou nesse movimento e está apoiando essa causa, reforçando a importância de terminar os estudos, orientando sobre o funcionamento da escola. Então surgiu a ideia de criar seu mural cidadão na entrada da escola, divulgando as ofertas de emprego e cursos diversos de qualificação profissional, além de eventos, etc.
Há outras alternativas de qualificação profissional, como o PRONATEC, o CMCT, o Via Rápida Emprego…
Vamos nos ajudar e compartilhar as oportunidades. Todos temos a ganhar com melhores condições de vida, de trabalho, de convivência… 

CMCT (Centro Municipal de Capacitação e Treinamento)
   Oferece aos jovens e adultos, com pouca ou nenhuma escolarização formal, cursos de qualificação profissional inicial de curta duração nas áreas de: panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de autos, informática, corte e costura e auxiliar administrativo. São cursos rápidos para jovens e adultos ingressarem no mercado de trabalho. Atualmente, a cidade possui dois CMCTs:

Unidade I - São Miguel Paulista/ DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2297-2844
Unidade II / Itaim Paulista – DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2572-1996
CMCT - Telefone: (11) 3396-0621

PRONATEC
   O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Jovens e adultos que estão concluindo ou já terminaram os estudos na rede pública de ensino podem procurar os cursos oferecidos em parceria com o SENAI, SENAC, SENAT e demais instituições. O acesso as vagas se dá através do site: pronatec.mec.gov.br/

Movimento Trabalho e Emprego
Informações de emprego e trabalho na Chácara do Matarazzo (Parque Dom Paulo), na Rua Abel Tavares, 1564, Ermelino Matarazzo, Zona Leste
Procure o Movimento por Emprego e Trabalho - DEISE CASSI: deisecassijvc@gmail.com

Dias: Todas as segundas feiras realizamos um encontro para ajudar você a conseguir o seu emprego. Procure na Rua Abel Tavares, 1564, Chácara do Matarazzo.
Horário: 9:00 horas da manhã. (pontualmente)

NESTE ENCONTRO VOCÊ:                                                                  
1. Terá acesso à vagas disponibilizadas por empresas da região;
2. Será cadastrado pelo movimento para receber informações sobre vagas disponíveis;
3. Aprenderá a elaborar um currículo; Poderá tirar cópias do currículo gratuitamente;
4. Terá dicas de como se apresentar, como se portar em uma entrevista...
*FACEBOOK: Movimento Emprego e Trabalho




domingo, 16 de março de 2014

Começa 2014! E o Grêmio do CIEJA vem com tudo!!

     

    Sejam bem-vindos todos os alunos e internautas! Mais um ano letivo se inicia. 2014 sem dúvida será um ano especial. Cheio de expectativas para o CIEJA Ermelino Matarazzo. Uma vez que os alunos retornam aos estudos, sejam novatos ou veteranos, jovens ou adultos, abrem-se as portas para muitas possibilidades e um mundo de conhecimento, de troca, de crescimento, de ensino e aprendizagem juntos. Afinal, juntos somos todos um.
     No final do ano de 2013 o Grêmio Braço Forte do CIEJA Ermelino Matarazzo iniciou suas atividades. Após a eleição tomaram posse: Ronaldo do 4ºB (presidente), Osvaldo do 4º N (diretor de cultura), Diones do 4ºM (tesoureiro), Francisca do 3º M (diretora de saúde e meio ambiente), Ivanir 4º M (secretária geral), Roberto 3ºI (diretor de imprensa), Raimundo 3º M (1º tesoureiro), Lorena do 4º M (vice-presidente), Ailton do 4º M (1º secretário), José Maria do 4º M (diretor social), Francisco do 4º M (diretor de esportes) e Ailton do 4º M (suplente).
     Mas você pode perguntar: para que serve um Grêmio na escola? Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam possibilidades de ação na escola e na própria comunidade. O Grêmio também é um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. E principalmente contribuir para aumentar a participação dos alunos na escola, integrando também a comunidade e melhorando a qualidade de vida de todos.*
     Vamos acompanhar e participar do Grêmio no CIEJA e fazer essa escola ainda melhor!!!
*Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/caderno_gremioemforma.pdf. Acessado em 06/02/2014.



                                                                                                                                                                   

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Parabéns Ermelino!

   Nesse dia 07 de Fevereiro é comemorado o aniversário de Ermelino Matarazzo. 
   A história da região é muito rica. Os registros apontam que os primeiros habitantes foram os índios Guaianazes que viviam do lado esquerdo do Rio Tiête por volta de 1580. Aproximadamente em 1600 foi criada a Aldeia de São Miguel com a capela de mesmo nome (hoje preservada no centro de São Miguel Paulista, na praça Padre Aleixo Mafra, popularmente chamada de praça do Forró). Nos próximos anos a região ficou conhecida como Aldeia de Ururaí e na metade do século XVII o Sítio Piraquara e o Sítio Mirim (casa bandeirista) se tornaram referências históricas para o bairro e o segundo resiste em ruínas até hoje. 
Ruínas do Sítio Mirim.

   Por muito tempo o "aniversário" do bairro foi comemorado no dia 1° de Maio, na tradicional festa do trabalhador.

   Mas por que 07 de Fevereiro?
   Segundo pesquisas* e registros históricos, 07 de fevereiro de 1926 seria a data em que a Estrada de Ferro Central do Brasil chegou com o trem à Estação Comendador Ermelino Matarazzo. Marcando assim a importância que a estação de trem trouxe para o bairro que se desenvolveu no seu entorno. Assim como as indústrias Matarazzo que trouxeram desenvolvimento para a região, oferecendo empregos e contribuindo para o loteamento e ocupação do bairro.
Estação Comendador Ermelino por volta de 1958.

   Parabéns Ermelino Matarazzo!
   Pela sua importância, pelos seus mais de 113 mil habitantes, pelos trabalhadores, estudantes e todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir essa história.
   Você também faz parte dela!!
Se pudesse, qual presente você ofereceria para o bairro?

*Memórias de Ermelino Matarazzo: um bairro paulistano, seu povo, sua gente [Ed. texto Waldir Aparecido Augusti] - São Paulo, 2012.