O mês de Outubro está chegando ao fim. E com ele lá se vai mais um término de processo eleitoral. Nesse ano escolhemos nossos representantes na esfera municipal votando para vereadores e prefeito.
As funções do vereador, basicamente, são elaborar e votar as leis visando melhorias para o município, além de fiscalizar e acompanhar o exercício do prefeito.
Já o prefeito da cidade tem a missão de representar os habitantes do município, além de aprovar ou vetar projetos, orçamentos e buscar recursos junto ao governo federal.
E o papel do eleitor cidadão? Qual é?
Apesar de realizarmos nosso dever de votar, também devemos praticar nossos direitos. O processo eleitoral não se resume simplesmente em votar a cada dois anos. Temos que efetivamente cobrar aqueles que elegemos, em nome de melhores condições de qualidade de vida.
É importante reforçar que os salários de nossos políticos são pagos por nós, ou seja, toda a população. E se há desconfiança, descrença, suspeita e confirmação de corrupção, há uma parcela nossa de culpa. Seja no momento da escolha do candidato, no esquecimento dele por quatro anos, na nossa falta de atitude e fiscalização, no desinteresse geral...
Afinal, povo organizado não elege mau político.
Nesse mesmo mês de Outubro realizamos uma eleição municipal para toda a comunidade do CIEJA Ermelino Matarazzo. Todo os alunos e funcionários foram convidados a votar numa urna eletrônica que é muito semelhante a urna oficial. E com os dados e fotos oficiais dos candidatos.
Valeu o exercício, a brincadeira e a importância da conscientização e discussão sobre o assunto que é responsabilidade de todos nós.
O que achou de nossa votação escolar? Faça seu comentário!
eu acho que a votação realmente é tudo a ver....
ResponderExcluireu nao fui comunicada do resutado..
ResponderExcluirnao fui comunicada ...
ResponderExcluireu achou votação muito
ResponderExcluirparam me fio legal por que é importante votar é o melhor maneira de descutir os problemas
ResponderExcluirpara mim nao foi legal porque ate hoje nao sabia do resultado
ResponderExcluirnão fui informada sobre o resultado da votaçao
ResponderExcluireu naô votei porque nâo acredito mais nestes
ResponderExcluirpuliticos pramim è todo farrinha do mesmo
saco e tudu corrupto e o que eu achu fim
Não sei nem oque dizer pois não entendo nada de politica e também não me enterresso por esse tipo de assunto....
ResponderExcluirachei muito interessante,porque muitas pessoas não tem interesse no assunto,principalmene os mais jovens,eles falam que não gostão de eleição ,mais nem sabem o que significa.
ResponderExcluirEu achei muito bom Semelhante a urna original!!!
ResponderExcluirmeu comentario a votaça que teve aqui no cieja cmo os aluno eu gostei muinto porque e uma de que nao sabria vota apredeu
ResponderExcluirEu gostei muito da votaçao que teve aquim no cieja Nos alunos apredemos muito com os professorees. Quem nao sabia vota aprendeu.
ResponderExcluirBom,temos que escolher bem o politíco que vamos eleger sao 4 anos de mandato é muito dificil a escolha
ResponderExcluirAs eleiçoes foram muito boa para todos nós escolhe nossos replezentante para a nossa cidade de Saõ Paulo.
ResponderExcluirBom a gente tem que escolhe o melhor para
ResponderExcluira nossa cidade afinal são 4 anos.
bom,eu naõ participei da votaçaõ,mas acho o assunto muito importante.eu sei que estamos um pouco descrentes em relaçaõ aos politicos,mas o país ainda tem jeito.mesmo com a lei da ficha limpa,fica difícil acertar,entaõ só nos resta ter esperança,pois o país pode desistir da gente,mas nunca devemos desistir do nosso país.
ResponderExcluireleger um canditato e muito difiçil porque as vezes você vota achando que aquele e um bom candidato porque ele prometeu varias coisas boa para nosso povo mas depois que ta la dentro ele muda totalmente o modo de pensar; mas mesmo assim temos que escolher o mais efiçiente.
ResponderExcluirnao gosto porque nâo acredito mais nestes
ResponderExcluirpuliticos pramim è todo farrinha do mesmo
saco e tudu corrupto e o que eu achu fim
ACHEI LEGAL POIS JA DEU PRE TER UMA IDEIA DAS OPÇÕES DAS PESSOAS.
ResponderExcluir