CIEJA ERMELINO MATARAZZO
LUGARES DA NOSSA INFÂNCIA
PROFª MARTA
AS PROFESSORAS MARTA, TANIA, LUCIMARA E DAYLSE DOS MÓDULOS III E IV TRABALHARAM RELATOS DE MEMÓRIAS EXPLORANDO AS VOZES E EXPERIÊNCIAS DOS EDUCANDOS, VALORIZANDO OS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, E AS SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, ATRAVÉS DE RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA, DAS MEMÓRIAS AFETIVAS, CHEIROS, CORES, SONS E TOQUES, O/A ESTUDANTE VOLTA AO TÚNEL DO TEMPO E RECORDA-SE DAS ALEGRIAS E DA SIMPLICIDADE DA INFÂNCIA.ELES E ELAS MOSTRAM PARA TODOS NÓS QUE, MESMO COM ALGUMAS PRIVAÇÕES E DIFICULDADES, TORNARAM-SE GRANDES SERES HUMANOS E COM VALORES ÉTICOS E MORAIS QUE SÃO PASSADOS PARA SUAS FAMÍLIAS E SERVEM DE ESPELHO PARA OUTRAS GERAÇÕES.
É SOBRE OS LUGARES ONDE PASSAMOS A NOSSA INFÂNCIA QUE FALAMOS NESSE EPISÓDIO DO PROJETO, POIS "EXISTEM ALGUNS MOMENTOS DA NOSSA VIDA QUE FAZEMOS ALGUMAS PERGUNTAS PARA NÓS MESMOS OU EM QUE ALGUMAS PESSOAS TAMBÉM NOS FAZEM PERGUNTAS QUE GERAM REFLEXÃO. MAS DE ONDE VEM ESSA NECESSIDADE DE LEMBRA-NOS OU MESMO POR QUE MUITAS VEZES ESSAS LEMBRANÇAS SE IMPÕEM DIANTE DE NÓS COMO UMA COBRANÇA? MESMO QUANDO NÃO TEMOS A INTENÇÃO DE RECORDAR-NOS DE ALGO? MEMÓRIAS: GÊNERO LITERÁRIO - OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA" (2010, P.18)
O PROJETO VOZES DA EJA, SURGIU DIANTE DA NECESSIDADE DE OUVI-LOS NUM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, MOMENTO ESSE, EM QUE NOS É NECESSÁRIO FAZERMOS ALGUMAS REFLEXÕES DA NOSSA VIDA, VIVÊNCIA E ORIGEM, FORTALECENDO NOSSA AUTOESTIMA E AMPLIANDO NOSSO AUTOCONHECIMENTO.
PARA WALTER BENJAMIM (2004) “A MEMÓRIA NÃO É UM INSTRUMENTO PARA A EXPLORAÇÃO DO PASSADO; É, ANTES, O MEIO. É ONDE SE DEU A VIVÊNCIA, ASSIM COMO O SOLO É O MEIO SUTIL NO QUAL AS ANTIGAS CIDADES ESTÃO SOTERRADAS. QUEM PRETENDE SE APROXIMAR DO PRÓPRIO PASSADO SOTERRADO DEVE AGIR COMO O HOMEM QUE ESCAVA”.
OS REGISTROS, “RELATOS DE MEMÓRIAS” SÃO UMA POSSIBILIDADE DE PERPETUAR A NOSSA HISTÓRIA.
PAULO, LENALVA, MARCOS, SÔNIA, TATIANE, SOELI, MARIA JOSÉ, JOSEFA, MARILENA E MARINA.