sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O TRANSPORTE E SEUS DESAFIOS

SE LOCOMOVER PELA CIDADE DE SÃO PAULO É UM GRANDE DESAFIO. MILHÕES DE PESSOAS REALIZAM MUITAS VIAGENS DIÁRIAS PARA HONRAR SEUS COMPROMISSOS: SEJA PARA TRABALHAR, ESTUDAR, CUIDAR DE SUA SAÚDE, VISITAR PARENTES, DESFRUTAR DE ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA.
ÔNIBUS CHEIOS E DEMORADOS

MAS ISSO PODE VARIAR MUITO DE ACORDO COM A REGIÃO DA CIDADE. BAIRROS PERIFÉRICOS CARECEM DE TRANSPORTES ENQUANTO OUTRAS REGIÕES OFERECEM OPÇÕES DIVERSAS COMO LINHAS DE METRÔ, TREM, LARGAS AVENIDAS COM CORREDORES DE ÔNIBUS, CICLOVIAS... 

PESQUISA REALIZADA PELA REDE NOSSA SÃO PAULO E A ONG CIDADE DOS SONHOS NOS AJUDAM A ENTENDER A QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA
CICLOVIAS: BOA OPÇÃO
A POPULAÇÃO PAULISTANA, DE APROXIMADAMENTE 12 MILHÕES DE PESSOAS, SOFRE COM A FALTA DE INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE, COM GOVERNANTES SEM COMPROMISSO, ALÉM DE SE TORNAREM REFÉNS DE INTERESSES EMPRESARIAIS E ECONÔMICOS E AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO. 

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUANTO TEMPO FICA PARADO NO TRÂNSITO OU VIAJA EM CONDIÇÕES DESUMANAS (AMASSADO NOS TRENS E NO METRÔ) TODOS OS DIAS? 
TRANSPORTE OU LATA DE SARDINHA?

CADÊ A EXPANSÃO DO METRÔ NA ZONA LESTE?  ONDE ESTÃO OS CORREDORES DE ÔNIBUS PARA DEIXAR AS VIAGENS MAIS RÁPIDAS? QUANDO OS TRENS VÃO SER MODERNIZADOS DE VERDADE? E A INTERLIGAÇÃO DAS CICLOVIAS? POR QUE ERMELINO MATARAZZO NÃO POSSUI ESTAÇÃO DE METRÔ?  
FALTA DE ACESSIBILIDADE

ESSAS SÃO ALGUMAS QUESTÕES QUE NÃO PODEM FICAR SEM RESPOSTAS E DEVEM SER DISCUTIDAS E COBRADAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
O QUE PRECISA MELHORAR NO TRANSPORTE PÚBLICO? DÊ SUA OPINIÃO! VAMOS PENSAR E CONSTRUIR JUNTOS!!

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PROTAGONISMO NO CIEJA 

ALUNOS CONDUZEM OFICINAS DE CAIR O QUEIXO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHO  E ARRASAM EM UM DIA DE MUITO SUCESSO !!

CLIQUEM ABAIXO E CONFIRAM AS FOTOS  NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!!
                                             
DEIXE SEU COMENTÁRIO!!
                                                     OFICINAS DAS TURMAS DA MANHà

OFICINAS DAS TURMAS DA NOITE 

                                            




segunda-feira, 17 de abril de 2017

Mudanças na previdência: que reforma é essa?

Cortador de cana
Servente de pedreiro
Carvoeiro
Roçador de juquira
Operário de frigorífico
Colhedor de fumo
Mineiros
Segurança particular
Gari
Profissional do sexo
Motoboy
Pescador comercial
Trabalhadora empregada doméstica
Caminhoneiro
Costureira
E, sem se esquecer, professor.

   Seria mais honesto e corajoso se Michel Temer falasse diretamente, olho no olho, dos trabalhadores braçais que serão os mais afetados pela mudança e explicar que terão que suar mais a camisa em nome da economia e da manutenção da taxa de lucro alheia.
   Só não sei qual seria a reação das pessoas que começaram a trabalhar mais cedo que a média da população, muitas vezes como crianças, ao perceberem que terão que ceder ainda mais sua dignidade em nome de um país que está – a bem da verdade – pouco se importando com eles.
   Que só lembra de sua existência quando, no limite, entram em greve, e nesse momento, parte desse país os chama de vagabundos e imprestáveis, como se os empregos mal remunerados e sem direitos que eles têm fossem um favor da sociedade e não uma mais forma dela explorá-los.
   O governo federal está tão afoito para alterar as regras da Previdência que está ignorando o elemento mais importante em todo esse processo: um diálogo que reúne todos os interessados – e não apenas meia dúzia de instituições que dizem falar pelos trabalhadores do país – para encontrar saídas. O país envelheceu, é necessário rediscutir a Previdência. Mas não dessa forma autoritária e atabalhoada.
   Por exemplo, é justo que a regra dos 65 anos seja aplicada para as categorias acima citadas, incluindo trabalhadores que entregam o limite de sua força física e desgastam seus corpos, reduzindo seu tempo de vida mais do que outras categorias? Os cortadores de cana, por exemplo, chegam a ter uma vida útil menor do que parte dos escravos no período final da escravidão oficial do século 19 devido ao massacre a que são impostos seus corpos, com mais de 12 toneladas cortadas diariamente.
  Por que não propomos a manutenção da aposentadoria atual para essas categorias e subimos para 75 anos a idade mínima para parte dos economistas, advogados e, principalmente políticos?
   O processo de Reforma da Previdência está em curso sem que se discuta com a sociedade a melhor forma de adaptar a aposentadoria a um Brasil mais velho. Muitos vão morrer antes de aproveitar seus direitos e merecido descanso.
   Qual sua opinião sobre a reforma da previdência? Você concorda com ela?

Adaptado de: O Brasil no Livro dos Recordes: a maior passada de mão na bunda da história. Leonardo Sakamoto, postado em 14/12/2016
Adaptado de: Temer deveria explicar aos trabalhadores braçais que eles vão dançar. Leonardo Sakamoto, postado em 24/09/2016

Será que os moradores das periferias vão conseguir se aposentar?




quarta-feira, 22 de março de 2017

22 de Março dia Mundial da Água



Declaração Universal dos Direitos da Água - 1992

Rio de Janeiro, 22 de Março de 1992

A 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água"
A presente Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Histoire de L´Eau, Georges Ifrah, Paris, 1992
DIA MUNDIAL DA ÁGUA


CARTA 2070 





Divulgação dos níveis dos reservatórios
Veja no link abaixo a divulgação feita pela Sabesp diariamente sobre o nível dos principais reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo.

http://www2.sabesp.com.br/mananciais/DivulgacaoSiteSabesp.aspx



Dicas de economia da Sabesp

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/ligadinho/dicas_economia.asp


Conteúdo para professores e estudantes 

Nesta área estão disponíveis os vídeos relacionados à economia de água, meio ambiente e conscientização ambiental. Os usuários podem baixar os arquivos ou solicitar o material em DVD. Neste caso o usuário deve entregar um DVD novo ao retirar o material na Sabesp.




divulgação 

segunda-feira, 13 de março de 2017

Todo dia é Dia da Mulher S2

Dia Internacional da Mulher 

Os alunos dos módulos 4 , do 5º E 6º período deram suas opiniões sobre diversos temas relacionados ao mundo feminino :

*A origem do Dia da Mulher
*Empoderamento da mulher
*A mulher usar roupa curta provoca o assédio?
*Violência contra a mulher
*A mulher e o trabalho nos dias de hoje...

Leia e  faça seu comentário também. =)

 A mulher tem que denunciar sempre que for violentada, pode ser do parceiro ou não, tem que denunciar.
Marileide Sancho
  Mulheres que trabalham são guerreiras e cada dia que passa estão conquistando seu espaço.
Valdeir
  A violência contra a mulher causa baixa autoestima, medo e desrespeito.
 Josinaldo santos Silva

    Todos têm sua liberdade de se vestir como quiser.
   Homens podem andar sem camisa, de cueca samba-canção na rua e nada acontece. Se mulheres usarem um shorts curto ou uma blusa curta, já se torna vulgar e vítima de assédio. Independente de roupa ou qualquer outra coisa, não evita o assédio moral ou sexual, até porque mulheres de igreja, mulheres que usam qualquer tipo de roupa são assediadas.


 Sou contra esse tipo de opinião de que : “ ROUPA DEFINE MULHER “ , o que realmente define uma mulher  é o seu caráter,  sua postura etc.
Rebeca Ferreira dos Santos .

Nos dias de hoje somos mais  valorizadas no trabalho ,  pois  anos atrás não  era bem assim. Referente a salários  ainda não  há igualdade, os homens  ainda  estão  no poder .

 Vivian  Sousa 
Usar roupa curta facilita, sim,porque eu acho que quando a mulher sai à rua com uma roupa muito curta, ela está deixando seu próprio respeito de lado.
José dos Santos Pereira
 A  mulher é boa no que faz e cada dia  vem se empenhando mais e ganhando as vagas dos homens no mercado de trabalho.
Jonathan Jardel
ASSISTA AO VÍDEO EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DOS ALUNOS 




A Lei Maria da Penha em Cordel (versão animada do DVD Mulher de Lei)




QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA, VIVA AS MULHERES!!


SEJA SUA HEROÍNA!