domingo, 16 de novembro de 2014

O folclore e seus contos

    O Brasil é um país muito extenso. Possui uma grande população que apresenta muitas diferenças. Não existe apenas uma forma de mostrar a cultura, as histórias, as lendas e os hábitos de povos tão ricos e distintos. Através do folclore podemos conhecer, valorizar e divulgar as histórias e personagens que habitam o imaginário do povo brasileiro.
    Um desses personagens é a temida mula sem cabeça, que costuma assombrar as noites desse mundão. Sobre orientação da professora Denise de Linguagens e Códigos o aluno Jurandir Sancho de Oliveira do 3º módulo G escreveu um conto sobre esse personagem do nosso rico folclore.

A História que o povo conta
Era uma noite de lua, estava chovendo muito, relâmpagos e trovões daqueles ensurdecedores.
Eu estava sozinho naquela estrada, que dava muito medo, porque o povo daquela cidadezinha pacata dizia que ali tinha uma mula sem cabeça, que botava muito medo nas pessoas.
Mas eu, como todo homem quis provar minha coragem e passar justamente por aquela estradinha macabra de levantar os cabelos da careca, porque o cabelo eu já não tinha, mas o medo é tanto que faz acontecer coisas estranhas em nosso corpo, por exemplo: suar, tremer as pernas, o coração batendo mais forte, a voz mais trêmula e não saber se fica ou corre.
Aí então, eu fui andando, quando de repente, quem aparece? Ela! Aquela coisa feia. Pulando, soltando fogo pela cabeça, batendo o seu corpo contra a cerca, eu fiquei com muito medo, saí numa disparada, que até o meu calcanhar batia na nuca. Nunca mais eu passei por aquela estrada em noites de lua cheia, nos dias de quarta feira de cinzas.
Jurandir Sancho de Oliveira do 3º G


E você? Conhece algum conto do nosso folclore? Aproveite e compartilhe conosco!