Nesse dia 07 de Fevereiro é comemorado o aniversário de Ermelino Matarazzo.
A história da região é muito rica. Os registros apontam que os primeiros habitantes foram os índios Guaianazes que viviam do lado esquerdo do Rio Tiête por volta de 1580. Aproximadamente em 1600 foi criada a Aldeia de São Miguel com a capela de mesmo nome (hoje preservada no centro de São Miguel Paulista, na praça Padre Aleixo Mafra, popularmente chamada de praça do Forró). Nos próximos anos a região ficou conhecida como Aldeia de Ururaí e na metade do século XVII o Sítio Piraquara e o Sítio Mirim (casa bandeirista) se tornaram referências históricas para o bairro e o segundo resiste em ruínas até hoje.
![]() |
Ruínas do Sítio Mirim. |
Por muito tempo o "aniversário" do bairro foi comemorado no dia 1° de Maio, na tradicional festa do trabalhador.
Mas por que 07 de Fevereiro?
Segundo pesquisas* e registros históricos, 07 de fevereiro de 1926 seria a data em que a Estrada de Ferro Central do Brasil chegou com o trem à Estação Comendador Ermelino Matarazzo. Marcando assim a importância que a estação de trem trouxe para o bairro que se desenvolveu no seu entorno. Assim como as indústrias Matarazzo que trouxeram desenvolvimento para a região, oferecendo empregos e contribuindo para o loteamento e ocupação do bairro.
![]() |
Estação Comendador Ermelino por volta de 1958. |
Parabéns Ermelino Matarazzo!
Pela sua importância, pelos seus mais de 113 mil habitantes, pelos trabalhadores, estudantes e todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir essa história.
Você também faz parte dela!!
Se pudesse, qual presente você ofereceria para o bairro?
*Memórias de Ermelino Matarazzo: um bairro paulistano, seu povo, sua gente [Ed. texto Waldir Aparecido Augusti] - São Paulo, 2012.
* Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/ermelino_matarazzo.