quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Reperformance de Gentrificação feita originalmente pelo coletivo Parabelo

          
Durante a aula de Linguagens e Códigos com a professora Denise na turma do 4ºF, no mês de Maio, começou um estudo a respeito da reperformance.
O trabalho escolhido para ser reperformado "Gentrificação" feito pelo coletivo Parabelo pela primeira vez em 2013 nas ruas do bairro do Belém em São Paulo.
A motivação para realizar esta performance em Ermelino Matarazzo partiu do interesse de algumas pessoas da turma em realizar trabalhos sociais com moradores em situação de rua, crianças abandonadas e viciados em drogas.
Ao pensar no sentido do termo "Gentrificação", que da nome para a performance é possível associá-la a uma questão social.  Pois gentrificação se refere a um processo que ocorre com as populações pobres, resultando na expulsão destas para que haja uma valorização e imobiliária e o embelezamento de um determinado espaço.

Esta performance começa com a procura de um local relacionado  ao tema neste caso, escolheremos  uma esquina da Avenida Paranaguá, centro comercial de Ermelino Matarazzo, bairro  da zona leste de São Paulo. Havia uma motivação. Esta esquina ficava de frente para uma construção, então começamos a forrar uma parte da calçada com folhas de jornal de classificados imobiliários. Assim, Rosa, outra estudante, começou a abordar as pessoas que passavam por ali e os trabalhadores da construção para "escolherem" um imóvel "sem compromisso" e circulassem este corpo embrulhado da performer poucos instantes, o trânsito começou a parar aproximaram-se curiosos perguntando "o que está acontecendo?" "Alguém morreu?" "É pegadinha?!" "É protesto?" Muitos demonstraram medo do desconhecido, fizeram o sinal da cruz, praguejaram, desviaram o caminho para fugir do acontecido. Chegaram a gritar "defunto, seu corno, se você levantar eu te encho de murro" outros prometeram trazer flores, ameaçaram jogar gasolina e atear fogo. A ação desencadeou uma discussão a respeito da ética.

Foram muitas as impressões, risos e sensações que dali surgiram. Descobrimos, por exemplo, que antes de existir aquela construção, o terreno era um campo de futebol e um parque de diversões, espaço aberto de lazer da população local. Agora, este espaço foi privatizado e só aqueles que possuem dinheiro podem usufruir deste.


Então quando Cecília repentinamente rompeu o casulo de jornal e "renasceu" retornamos para o CIEJA em uma procissão do vivo! Voltamos à rotina porém transformados. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dia dos namorados romântico no CIEJA

   Enfim o dia dos namorados. Doze de Junho chegou. Para quem tem namorado, ficante, noivo, noiva, esposo e esposa...
      E para quem não tem também. Sempre existe a oportunidade de conquistar  a sonhada companhia.
    O CIEJA Ermelino Matarazzo entrou no clima, captou as ondas do amor e colocou a rádio para funcionar. E ainda com uma programação temática do dia dos namorados com músicas românticas de todos os estilos e contando a origem da data. Tudo isso nas vozes macias de nossos alunos.
   Também teve um correio elegante onde todos puderam expressar seus sentimentos através de bilhetinhos cheios de amor e carinho. E um enorme painel em forma de coração exibindo as mensagens de amor dos alunos.
    Que o dia dos namorados seja apenas um pretexto para a necessária e urgente vivência da paz, do amor, da solidariedade, do respeito, da harmonia que tanto desejamos... Especialmente para quem ama alguém e para quem ama a vida.

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR


   Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
   Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
   Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
   Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

   Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.


Carlos Drummond de Andrade


 
Painel com mensagens românticas.
   

terça-feira, 21 de maio de 2013

Trabalhando e aprendendo com vídeos


   Na primeira semana do mês de Maio foi realizada mais uma atividade interdisciplinar no CIEJA. Os professores das 3 áreas de conhecimento apresentaram como proposta de trabalho a exibição de um curta-metragem chamado Vida Maria (2006) do diretor Márcio Ramos.
   Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Morando no interior do Ceará, sem perspectiva de uma vida melhor ela trabalha, cresce, casa, tem filhos e envelhece. A animação permite abordar uma série de assuntos, tais como: a importância dos estudos, a questão da miséria, o papel da mulher na sociedade, a falta de oportunidades em muitas regiões do país, etc.
   Após o filme foram realizados pequenos fóruns onde os alunos puderam manifestar seu ponto de vista e até mesmo experiências relacionadas ao tema, além de questões em sala de aula. 
Animação vencedora de diversos prêmios.

   Aproveite. Assista o curta e faça seu comentário!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Arte no CIEJA

                Alguém aí já ouviu falar que a escola é um celeiro de artistas? Participar de um local onde diversas pessoas convivem, com ideias e experiências de vida diferentes faz qualquer ambiente se tornar um grande caldeirão de possibilidades.
Aluna interagindo com a professora Denise.

            Nos dias 24 e 25 de Abril a professora Denise (Linguagens e Códigos) nos presenteou com mais uma performance. Na verdade não foi um presente. E sim uma troca. Ao se apresentar ela cobrava o retorno: que a comunidade escolar participasse e interagisse de forma livre e espontânea, assim como os registros das variadas impressões que marcaram o caderninho de capa vermelha. Baseada na obra da artista sérvia Marina Abramovic que desde a década de 70 realiza inúmeras performances explorando os limites do corpo e as possibilidades da mente.
Performance de Marina Abramovic.
            Ficar ali sentado, concentrado, exposto aos olhares e pensamentos diversos é uma tarefa para artistas como a professora Denise. Porém sem a participação de todos não haveria espetáculo, surpresa, ideias e muito menos aprendizado.

            Parabéns a todos. Vamos inundar nossas vidas de arte!!
Inspiração e concentração transformando a sala de aula.

Bem-vindos 2013

     Mais um ano se inicia. Tudo bem que o ano de 2013 já começou a mais de um mês. Mas em meados de Fevereiro o ano letivo está surgindo.
     E novamente o CIEJA Ermelino Matarazzo está de portas abertas para a comunidade.     Aqui são bem-vindos alunos veteranos e novatos, pais e demais familiares, vizinhos e todo o povo do bairro.
     A escola se prepara para novos desafios, projetos e parcerias com objetivo de proporcionar aos alunos uma formação holística, como seres humanos solidários, cidadãos conscientes e profissionais capazes...
     Que esse ano de 2013 seja maravilhoso a todos nós. Que permita que caminhamos e aprendamos juntos.

     O que você espera da escola para 2013? O que te motiva a estudar e frequentar esse espaço? Comente suas ideias e expectativas.