O mês de Outubro está chegando ao fim. E com ele lá se vai mais um término de processo eleitoral. Nesse ano escolhemos nossos representantes na esfera municipal votando para vereadores e prefeito.
As funções do vereador, basicamente, são elaborar e votar as leis visando melhorias para o município, além de fiscalizar e acompanhar o exercício do prefeito.
Já o prefeito da cidade tem a missão de representar os habitantes do município, além de aprovar ou vetar projetos, orçamentos e buscar recursos junto ao governo federal.
E o papel do eleitor cidadão? Qual é?
Apesar de realizarmos nosso dever de votar, também devemos praticar nossos direitos. O processo eleitoral não se resume simplesmente em votar a cada dois anos. Temos que efetivamente cobrar aqueles que elegemos, em nome de melhores condições de qualidade de vida.
É importante reforçar que os salários de nossos políticos são pagos por nós, ou seja, toda a população. E se há desconfiança, descrença, suspeita e confirmação de corrupção, há uma parcela nossa de culpa. Seja no momento da escolha do candidato, no esquecimento dele por quatro anos, na nossa falta de atitude e fiscalização, no desinteresse geral...
Afinal, povo organizado não elege mau político.
Nesse mesmo mês de Outubro realizamos uma eleição municipal para toda a comunidade do CIEJA Ermelino Matarazzo. Todo os alunos e funcionários foram convidados a votar numa urna eletrônica que é muito semelhante a urna oficial. E com os dados e fotos oficiais dos candidatos.
Valeu o exercício, a brincadeira e a importância da conscientização e discussão sobre o assunto que é responsabilidade de todos nós.
O que achou de nossa votação escolar? Faça seu comentário!